terça-feira, 28 de outubro de 2014

As Bravas Briófitas

As briófitas, os mais antigos vegetais da terra e a base da evolução das plantas terrestres, podem ser divididas em três grupos de acordo com suas características. São eles: Hepaticae - simples e menos grandes, que se parecem com um fígado, Anthocerotae - com poucas espécies e gametófito em forma de roseta, e Musci - o conhecido musgo, que pode dividir-se em mais de 14000 espécies.

Deste último grupo, o Musci, provém o musgo do gênero Sphangnum - conhecido também como musgo de turfeira, que, calcula-se, ocupa 1% da superfície terrestre. Não bastasse sua abundância, sua importância ecológica também é grande, já que possui alto teor de carbono, o que colabora para seu ciclo. Do mesmo modo, a turfa - que é a mistura deste musgo com pequenas plantas, faz-se altamente combustível, sendo utilizada, muitas vezes, na indústria de aquecimento de lares.



As curiosidades sobre briófitas não param por aí: muito além do que se pensa, elas não se limitam a certos climas e podem existir nas mais adversas condições. São estas chamadas de "pioneiras" e desbravam desertos, áreas cobertas por gelo, rochas nuas, proximidade à água salgada e, às vezes, podem ser aquáticas. No caso de falta de umidade, por exemplo, elas podem ficar como que inativas - secas - sem apresentar crescimento, até que sejam colocadas em contato com água. Tais espécies criam condições para o crescimento de outros organismos vivos ao desenvolverem-se, primeiramente, durante a colonização de um substrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário