terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tartarugas Ninjas

 A desova das tartarugas é um dos processos mais bonitos do reino animal, em que esses répteis caminham até a praia para depositar em torno de ovos na areia, esse processo corre de 3 a 5 vezes na vida de cada fêmea. A tartarugas cavam ninhos que chegam a 65 cm de profundidade, enterram seus ovos, cobrem o ninho com areia, esse processo demora horas, e após concluirem-no as tartarugas ainda tem que fazer o caminho de volta ao mar.

Desova e nascimento de tartarugas marinhas.

Após 60 dias, os filhotes saem dos ovos e começam a se desenterrar, dando início ao longo caminho pela sobrevivencia. As tartaruguinhas, medindo em torno de 6 cm tem que voltar ao mar evitando o ataque de predadores como caranguejos, aves, polvos e peixes, além de fome e possiveis doenças. Estima-se que de cada 1000 tartarugas bebês, apenas 2 chegarão a fase adulta.

Abertura de ninho e soltura dos filhotes em Pipa, RN

Um fato interessante é que as tartarugas filhotes, no percurso até o mar, aprendem o caminho da praia e na fase adulta sempre voltarão a praia onde nasceram pra desovar, percorrendo até longas distâncias para executar este ato.

O senso de direção das tartarugas é algo incrível, que ainda não é totalmente esclarecido pelos pesquisadores. A explicação mais aceita diz que esses animais se guiam pelo campo magnético da Terra.

Bibliografia:
http://www.turtle-foundation.org/FactossobreTartarugas/Informa%C3%A7%C3%B5escient%C3%ADficas/tabid/144/language/pt-PT/Default.aspx
http://www.tamar.org.br/tvtamar.php?cod=198
LOPES, Sônia. Bio. Editora Saraiva, volume único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário