terça-feira, 2 de setembro de 2014

Um estranho hábito entre os Artrópodes

Após a cópula, a Aranha Caranguejeira fêmea costuma enrolar o macho em sua teia, com o intuito de alimentar os filhotes que nascerão dois meses após o acasalamento. Tais restos mortais servem como primeira refeição para os pequenos. 




Já a Viúva Negra, após a cópula, ao retirar seu órgão sexual do macho, acaba provocando a quebra do bulbo no seu parceiro, fazendo com que ele perca muita hemolinfa, muitas vezes levando a sua morte. Quando isso acontece, a fêmea o reconhece, por estar em sua teia, como alimento fácil, o comendo para recuperar suas energias. 




Os hábitos canibais relacionados a parceiros não param por aí. A Aranha-de-costas-vermelhas (Latrodectushasselti) macho costuma atrair a fêmea durante o acasalamento aproximando seu abdômen da boca desta, de modo que ela o como durante o ato. O sacrifício é consumado em 2/3 dos casos. Mas não são só as aranhas que possuem tal mania.




A Louva-a-Deus fêmea, após o acasalamento, agarra e devora vivo seu parceiro, adquirindo energia suficiente para construção das ootecas, lugar onde ficam os ovos. O funcionamento do mundo animal é realmente surpreendente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário